segunda-feira, 4 de julho de 2011

Discussão:


Família x Escola
ØQuando ocorre briga no colégio, alguns pais comparecem na escola para saber o que ocorreu, tem aqueles que culpam a escola e a responsabiliza pela educação de seu próprios filhos, outros ameaçam professores, e ainda há aqueles que influenciam os filhos a resolverem seu problemas agredindo fisicamente seu desafeto.



Principal causa da violência na escola CEM 04
ØInveja;
ØNamoro (Ex-namorada x Atual)

Escola/professores diante da violência no âmbito escolar
ØA escola em questão não interfere tanto em discussões entre os alunos, e apenas em casos onde há agressão física os alunos envolvidos em brigas em um raio de 300 metros da escola são expulsos. Todos concordaram que o diálogo pode resolver os conflitos interpessoais. Porém a ajuda psicológica não é buscada pelos alunos, mas se for oferecida pode ser que aceitem.




Agressão física/verbal/moral

ØUma das alunas relatou que praticou agressão física após muito tempo de provocação da parte de outra aluna.
ØFoi relatado, que uma aluna (que não estava presente na discussão) possui algumas limitações emocionais, sofre bullying por parte de alguns alunos e de uma professora com “piadinhas”.

Massacre de Realengo
ØApós o massacre de Realengo os alunos relataram não sentirem medo de ir á escola no dia seguinte. Apesar de não se sentirem seguros na escola. Disseram que após esse episódio a escola não tomou nenhuma atitude para proteção dos alunos. Contaram um caso onde um aluno assaltou outro fora da escola e o que foi roubado acabou pedindo transferência após descobrir que o assaltante estudava na mesma sala de sua escola.
ØOs alunos concordaram que o assassino de Realengo sofreu bullying na infância e isso colaborou para sua atitude. Alguns (como brincadeira) identificaram no dia após a chacina, alunos que futuramente poderiam fazer o mesmo que o assassino. O que demonstra que eles reconhecem que a exclusão e discriminação de pessoas na fase da adolescência podem gerar graves problemas no futuro.












Nenhum comentário:

Postar um comentário